A 9ª edição do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival (14 – 20 de Novembro) traz muitas novidades e todas boas: mais dias de cinema; duas casas; uma viagem de 50 anos no cinema do Líbano, país convidado desta edição; um prémio especial INATEL para a melhor curta-metragem de escola portuguesa.
De 14 a 16 de Novembro o Festival estará na Cinemateca Portuguesa com uma programação dedicada exclusivamente aos filmes de realizadoras libanesas. Continuará de 17 a 20 de Novembro no Cinema São Jorge, onde dará espaço, como é sua tradição e missão, à produção cinematográfica de mulheres oriundas de todos os países do Mediterrâneo ou que nesses países trabalham.
A vitalidade e o talento das cineastas do Mediterrâneo serão celebrados através da exibição de 51 filmes (curtas, médias e longas-metragens) – a maioria dos quais em estreia nacional – produzidos em 26 países, incluindo Portugal.
Olhares de mulheres que se cruzam de uma ponta à outra do Mediterrâneo, devolvendo uma imagem caleidoscópica da sua condição, dos seus desejos, das suas lutas, dos seus medos e da sua força, através de obras documentais, de ficção e de animação. Na edição de 2022, o Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival apresenta três secções competitivas (Competição Geral Curtas, Competição Travessias, Competição Começar a Olhar) e duas secções não competitivas (Mostra Longas-metragens e Olhares do Líbano) e uma série de actividades paralelas que incluem sessões para famílias e escolas, música, debates, masterclasses, workshops para adultos e crianças.
Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival é o primeiro e mais antigo festival de cinema no feminino em Portugal, e é o único dedicado à cinematografia da bacia do Mediterrâneo. O Festival é um projecto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).