O Rebentos regressa à Casa da Juventude da Tapada das Mercês para a sua 3ª edição com 31 curtas-metragens de 14 nacionalidades diferentes, promovendo uma programação anual internacional de cinema independente. Num desejo permanente de renovação e expansão, esta 3ª edição apresenta duas novidades: uma sessão especial numa escola e a nomeação de uma temática para cada sessão na Casa da Juventude da Tapada das Mercês. As temáticas das sessões são abordadas através de estilos e perspetivas distintas, proporcionando uma multiplicidade de olhares sobre os tópicos “Saudade”, “Identidade”, “A Nossa Casa” e “Representações da Morte”. Com curtas-metragens da ficção ao experimental, passando pela animação e o documental, cada filme expõe uma narrativa que, no coletivo da sessão, compõem um mosaico de percepções que convidam à reflexão e ao diálogo.
Sendo o nosso palco de ação o Concelho de Sintra, valorizamos e destacamos os realizadores deste território, tais como Diogo “Gazella” Carvalho com o seu filme “Nha Fidju” (Ficção), Sol Duarte com “They made me believe I was daddy’s girl when I was in fact momma’s boy” (Ficção) e Beatriz Lopes com “Into the 5th world” (Animação), exemplos notáveis de talentos locais, cujos trabalhos exploram temas universais de uma forma única e pessoal, evidenciando a riqueza e diversidade cultural da região de Sintra. Realçamos também os filmes “Indefinível” e “Morte em Agosto”, filmados, em parte, no Concelho de Sintra.
Os filmes serão apresentados em cinco sessões, sendo uma destas uma sessão fechada aos alunos da Escola Secundária Leal da Câmara. As restantes quatro sessões terão lugar na Casa da Juventude da Tapada das Mercês e serão abertas ao público, onde serão exibidas as curtas-metragens seguidas de uma conversa entre os realizadores portugueses e o público, prometendo aproximar o cinema emergente aos espectadores.
O Rebentos – Mostra de Cinema Emergente está inserido no projeto de dinamização cultural Claraboia e pretende promover o trabalho de realizadores emergentes, criando também o único local de mostra de cinema independente no Concelho de Sintra. A Claraboia é uma iniciativa conjunta de duas associações, a Associação Cultural Juvenil – Apertum Ars e a Associação Cultural Juvenil – Dínamo. Tem como objetivos fundamentais a criação de uma programação cultural juvenil consistente ao longo do ano no Concelho de Sintra, programada, organizada e constituída por jovens entre os 16 e os 30 anos, que promova o trabalho de artistas emergentes e a criação de novos públicos.
Nos primeiros anos de vida do projeto Claraboia, foi apresentada uma programação multidisciplinar nas áreas do cinema, artes visuais, literatura e música, no Concelho de Sintra. Pretende-se alargar este trabalho avançando para um ciclo de programação recorrente, mensal e multidisciplinar, procurando estimular o interesse pela cultura junto dos mais novos, contribuindo para a promoção da inclusão e da diversidade, minorando assimetrias e fortalecendo as comunidades. Para os promotores é fundamental trazer artistas e público a Sintra, fomentar o tecido cultural local, dinamizar a programação cultural das instituições existentes, apelando a novos públicos através do trabalho de artistas emergentes e de uma programação diversificada.
Mais informações: https://claraboiasintra.com/rebentos/