“Sombras Brancas” é um filme realizado por Fernando Vendrell e que conta com Rafael Gomes e Rui Morisson no papel do escritor José Cardoso Pires, assim como Ana Lopes e Natália Luíza no papel da sua mulher, Edite. O filme chega às salas de cinema já no próximo dia 20 de Abril, e conta a história do autor após ter sofrido um acidente vascular cerebral.
O que ressalta mais nesta obra é o seu foco nas relações pessoais entre as personagens principais em momentos distintos na sua temporalidade e naquilo que as personagens sentem umas pelas outras, e julgo que a forma como a passagem do tempo e a montagem são aqui utilizadas, dá um cunho único e uma abordagem interessante. Penso que desta forma o filme consegue fugir e desprender-se das ‘normas’ mais recorrentes que filmes do estilo biográfico possam carregar às costas.
Ora estamos dentro do mundo por vezes difuso do escritor José Cardoso Pires, ora estamos a vê-lo de uma perspectiva externa, ora através dos olhos de uma outra personagem mais ou menos próxima ao próprio, e isso deixa o público com muitos pontos de vista e formas de pensar/analisar certas cenas e temáticas, nunca se sentindo empurrado para uma única linha narrativa, por exemplo.
A par disso, tenho de destacar o leque vasto de excelentes interpretações que são aqui exibidas, com os actores Rui Morisson e Natália Luíza a demonstrarem todo o seu talento, assim como os actores de uma geração mais nova, Rafael Gomes e Ana Lopes. Quase que estamos a assistir a uma ‘passagem de testemunho/talento’ entre duas gerações de actores.
Aconselho este filme por toda a sua qualidade e pela sua invulgaridade, que o tornam único e uma obra de interesse nacional e biográfico, sendo desde já também um pedaço de história em si.
Classificação: 4 em 5 estrelas. Texto escrito por André Marques.