Logo 16ª Festa do Cinema Italiano

A Festa do Cinema Italiano regressa a 29 de Março!

Festa do Cinema Italiano Notícias

Começa já no dia 29 de março a 16ª edição da Festa do Cinema Italiano, que até ao dia 6 de abril vai estar em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema) e até julho, em mais de 20 cidades portuguesas, entre elas: Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Porto, Lagos, Évora e Leiria. Este ano, são apresentados cerca de 50 filmes italianos, muitos deles em antestreia nacional.

Antestreias Nacionais

O filme de abertura, L’immensità – Por Amor de Emanuele Crialese, que vai marcar presença em Lisboa, um coming-of-age envolvente, queer e de inspiração autobiográfica elevado por uma luminosa prestação de Penélope Cruz.

No encerramento vai estrear A Estranha Comédia da Vida de Roberto Andò, um drama no qual Toni Servillo encarna Luigi Pirandello. Mas antes haverá tempo para Seca, a destemida visão semi-apocalíptica do aclamado Paolo Virzì. O visualmente extasiante As Oito Montanhas de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, um drama íntimo interpretado por dois dos mais prolíficos atores do cinema italiano atual, Luca Marinelli e Alessandro Borghi. As Velas Escarlates, no qual Pietro Marcello volta a deslumbrar com uma nova adaptação literária. A Viagem do Papa Francisco de Gianfranco Rosi, obra na qual o realizador traça um curioso paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens do Papa Francisco. Marcha Sobre Roma, a ascensão de Benito Mussolini ao poder (re)vista hoje pela mente inquisitiva de Mark Cousins.

Sessões Especiais

Nesta categoria vão ser exibidos: Las Leonas, documentário produzido por Nanni Moretti e que segue um grupo de mulheres imigrantes em Roma unidas por uma incorrigível paixão pelo futebol; e Sergio Leone – L’italiano che inventò l’America de Francesco Zippel, em que nomes como Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento ou Quentin Tarantino, juntam-se para prestar homenagem ao cineasta visionário mais conhecido como uma das figuras fundacionais do “spaghetti western”. Também nesta secção é exibido o documentário Infinito – L’universo di Luigi Ghirri, realizado em 2022 por Matteo Parisini, sobre a vida deste fotógrafo, cuja obra vai estar em exibição no Museu CCB a partir de 28 de março. Assim como Laggiù qualcuno mi ama de Mario Martone, uma homenagem ao ator e realizador napolitano Massimo Troisi e Umberto Eco – La biblioteca del mondo, de Davide Ferrario, um documentário sobre a biblioteca privada do famoso escritor.

Homenagem a Elio Petri – Original, mordaz, anticonformista

A edição de 2023 da Festa presta homenagem ao realizador Elio Petri (1929-1982), com uma retrospetiva integral da sua obra, uma iniciativa da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em colaboração com a Festa do Cinema Italiano. Lembrar Elio Petri significa voltar a assumir a importância do cinema como instrumento de discussão política e social. Elio Petri foi um dos grandes nomes do cinema italiano, que hoje, mais do que nunca, é importante lembrar. Morreu jovem e com ele acabou a vaga do dito cinema impegnato, um cinema de uma forte matriz política, comprometido com a realidade social que alcançava descrever e sobretudo atacar, com sarcasmo mas também com ética e moral. Inesquecível o seu sodalício com Gian Maria Volonté, assim como a sua colaboração com o argumentista Ugo Pirri. Juntos escreveram algumas das páginas mais importantes do cinema italiano.

Desta retrospetiva, destaque para A Décima Vítima, de 1965, longa-metragem de ficção científica e filme de culto com Marcello Mastroianni e Ursula Andress, a sua obra-prima Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, de 1970, premiado pela Academia de Hollywood com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e A Classe Operária Vai Para o Paraíso, de 1971, filme que recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes nesse mesmo ano, um feroz drama político musicado por Ennio Morricone. Profético e grotesco é o seu testamento fílmico, Todo Modo (1976), uma deliberada e feroz acusação ao poder político italiano, o filme que Pasolini queria fazer, mas que nunca conseguiu.

Os filmes em Competição

São cinco os filmes em competição na 16ª edição da Festa do Cinema Italiano: Alla vita, de Stéphane Freiss, Margini, de Niccolo Falsetti, Settembre de Giulia Louise Steigerwalt, Marcel! de Jasmine Trinca e La timidezza delle chiome de Valentina Bersani, filme em antestreia internacional na Festa do Cinema Italiano, com presença da realizadora. A presidir ao júri desta secção competitiva, especialmente dedicada a primeiras obras, estarão a realizadora Ana Rocha de Sousa, a atriz Iris Cayatte e o crítico Rui Pedro Tendinha.

Ator Toni Servillo em espetáculo no Teatro Maria Matos no dia 4 de abril

Com o patrocínio da Embaixada de Itália em Portugal, a Festa do Cinema Italiano vai acolher e colaborar com uma iniciativa do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa: o espetáculo “As Vozes de Dante” do Teatro Il Piccolo de Milão com Toni Servillo, um dos principais atores de cinema e teatro de Itália. Sob o signo de Dante e do património cultural único no mundo que é a “Divina Comédia”, este espetáculo aborda a obra de Dante através da interpretação original oferecida por um dos mais importantes autores italianos contemporâneos, Giuseppe Montesano.

Sabores italianos, Aperi-Festas, Cine-jantares e muitos momentos de partilha

A Festa multiplicou as ocasiões de sociabilidade e de partilha. Eventos de warm-up, encontros, concertos, aperitivos, rota dos sabores, karaoke e stand-up comedy italiano, o famosíssimo cine-jantar dedicado este ano a Gina Lollobrigida, festas (uma inspirada no filme “A Grande Beleza” no cinematográfico Palácio do Grilo e a tradicional Festa Italo-Disco no MusicBox) integram a programação paralela desta 16ª edição.

A Rota dos Sabores, composta por mais de 30 restaurantes é um percurso à descoberta dos locais onde os italianos a viver em Lisboa gostam de comer.

A programação completa e todas as informações estão disponíveis em festadocinemaitaliano.com

Cartaz 16ª Festa do Cinema Italiano

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *