Imagem do filme Star Wars V - 'The Empire Strikes Back'

Star Wars V – ‘The Empire Strikes Back’: Um Épico de Meia Idade – Bem Conservado?

Artigos

Às segundas-feiras às 21h00, em Setúbal, o Fórum Municipal Luísa Todi tem, incluído na sua Programação, Cinema gratuito (entrada livre!). Na segunda-feira, dia 27 de maio de 2024, abriu a nova masterclass de Lauro António – “Cinema Americano, anos 80”; “com mais de seis dezenas de filmes selecionados pelo antigo cineasta e crítico cinematográfico, falecido em 2022.” [informação retirada do website do Fórum].

Exceptuando as transições a la Windows Movie Maker (justificamos com a entrada a pés juntos nos 80s?) e os primórdios do CGI (1980!), o filme mantém-se consagrado nos truques populares da escrita eficaz de uma boa jornada do herói (with a twist). O público é presenteado com personagens fortes e atípicas: um Han Solo safadão, uma Princesa Leia forte e destemida, um Luke nos píncaros do acting expressivo (adorava dizer que é fase dos 80s…) e os alívios cómicos em modo andróides, beep-boops futuristas ou trombones desafinados. Há de tudo para toda a gente, Star Wars é um mundo de naves às piruetas e lições de camaradagem a voltar ao perigo – há pouca coisa mais dita em Cinema do que um “we have to go back” ou um “turn this ship around!” com todas as variantes adjacentes, naturais do processo.

A primeira trilogia da saga “Guerra das Estrelas” é porta de entrada para um mundo de galáxias fascinantes, salpicado de excelentes lições sobre Bem e Mal, incluindo sobre como estes se diluem, resultando num cocktail que cabe na mesma Força (aqui jaz a inspiração de Nelly Furtado para o seu icónico tema de 2004).

O Episódio V será sempre um clássico caseiro onde dá gosto beber um chocolate quente e dormir uma bela sesta no lugar das entranhas de um tauntaun (tive de ir procurar o nome do bicho… obrigado Google!). Se envelheceu bem ou mal, fica à responsabilidade dos anúncios de cremes anti-rugas, no entanto é inegável a influência numa Cultura Pop recheada em modo vai-e-vem espacial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *