A Festa do Cinema Francês, cuja 26ª edição começa já no dia 2 de outubro em Lisboa e no Porto, volta a receber vários atores e realizadores para apresentarem os seus filmes, todos em antestreia nacional.
Em Lisboa vão marcar presença a atriz Marina Foïs para apresentar, nos dias 10 e 11 de outubro respetivamente, os filmes em antestreia A Mulher mais Rica do Mundo, de Thierry Klifa, que se inspira livremente na figura real de Françoise Bettencourt-Meyers, herdeira do império L’Oréal, e conta com Isabelle Huppert no papel principal; e Moi qui t’aimais, de Diane Kurys, um biopic de um dos casais mais famosos da cultura francesa, Simone Signoret e Yves Montand, que foi apresentado no último Festival de Cannes, e que a atriz protagoniza.
Na secção Rir à Grande e à Francesa, o realizador Mathias Mlekuz e o ator Philippe Rebbot marcam presença no sábado, 4 de outubro, no Cinema São Jorge para apresentar À Bicyclette!, um filme surpreendente e tocante sobre uma viagem de bicicleta de um pai ao longo da Europa na tentativa de manter viva a memória do filho.
O ator Laurent Lafitte vai marcar presença no dia 5 de outubro para apresentar o filme Acabou-se a Festa! de Antony Cordier. Da secção competitiva, estarão presentes três realizadores: no dia 3 de outubro Antoine Chevrollier marcará presença em Lisboa para apresentar o seu filme La Pampa; Vincent Maël Cardona realizador de Le Roi Soleil estará presente no dia 5 de outubro; e Louise Hémon, realizadora do filme L’Engloutie que será apresentado no dia 10 de outubro.
Relembrar que Thierry Frémaux, diretor do Festival de Cannes desde 2001 e diretor do Institut Lumière, em Lyon, apresentará o seu mais recente filme, Lumière, a Aventura Continua!, num evento de pré-abertura do festival em Lisboa no Cinema Ideal, no dia 30 de setembro às 18h45, e no Porto, no Batalha Centro de Cinema, o dia 1 de outubro às 21h30.
A Festa do Cinema Francês vai percorrer várias cidades do país com uma programação dedicada, estando já confirmados os municípios de Coimbra (8 a 11 de outubro no Teatro Académico Gil Vicente), Lagos (13 a 17 de outubro na Biblioteca Municipal Júlio Dantas), Almada (14 a 18 de outubro no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça), Cascais (14 a 16 de outubro no Centro Cultural de Cascais), Beja (11 e 12 de novembro no Teatro Municipal Pax-Júlia) e Setúbal (27 a 30 de novembro no Cinema Charlot). Contamos anunciar em breve mais informações sobre as extensões da Festa do Cinema Francês em cidades como Braga, Faro e Oeiras, entre outras.
A Festa do Cinema Francês é organizada pela Associação Il Sorpasso, em parceria com a Embaixada de França em Portugal, o Institut Français du Portugal, a Unifrance e a rede das Alliances Françaises em Portugal. O festival integra ainda o programa Mais FRANÇA, dedicado à promoção da criação contemporânea francesa em território português. Entre os parceiros, destacam-se a The Claude and Sofia Marion Foundation, o BNP Paribas, a Credibom, a Peugeot, a Thales, a JCDecaux, a Fundação Inatel e a CaixaForum+.
