Projeto 'O Cinema Ajuda-nos a Crescer'

Alargamento do projeto ‘O Cinema Ajuda-nos a Crescer’

Cinema Português Notícias

Fazendo jus ao seu lema de “Cinema para todos, de todas as maneiras”, a Zero em Comportamento anuncia o alargamento do projeto O Cinema Ajuda-nos a Crescer ao circuito de salas comerciais de todo o país, com o objetivo de levar a reflexão crítica a jovens do 3.º ciclo e do Ensino Secundário.

Porquê esta evolução?

Desde o seu início, O Cinema Ajuda-nos a Crescer tem promovido o uso do cinema como ferramenta de educação e cidadania, confrontando os jovens com temas essenciais: bullying, identidade, género, sustentabilidade, migração, entre outros.
A Zero em Comportamento já tem vindo a gerir, há vários anos, marcações em cinemas comerciais para escolas, sobretudo associadas a filmes com estreia comercial. Esta experiência consolidada abre agora caminho para um modelo sistemático e alargado, em que o catálogo específico do projeto passa também a estar disponível nas redes de cinemas NOS, City, Cineplace e Castello Lopes.

Os filmes disponíveis distribuem-se por grandes eixos temáticos:

  • Inclusão & Igualdade de Género;
  • Direitos Humanos & Interculturalidade;
  • Sustentabilidade & Educação Ambiental;
  • Crescimento pessoal e social.

Impacto desejado

  • Democratizar o acesso: mais escolas poderão integrar cinema no currículo;
  • Reforçar competências críticas dos alunos através de obras cinematográficas relevantes;
  • Criar sinergias entre cultura, educação e redes comerciais de cinema;
  • Aumentar a frequência dos cinemas comerciais por parte dos jovens, habituando-os a ver outros filmes que não apenas blockbusters. Esta dinâmica beneficia também os próprios cinemas, que bem precisam de mais espectadores para garantir a sua sustentabilidade.

Mais informações:

Todos os detalhes sobre o programa, condições de participação e catálogo de filmes estão disponíveis em: https://zeroemcomportamento.org/o-cinema-ajuda-nos-a-crescer-%C2%B7-cinema-para-a-juventude-no-cinema/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *