Na passada sexta-feira no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, os Walt Disney Animation Studios e os Pixar Animation Studios ofereceram uma série de surpresas que entusiasmaram os participantes do festival.
De manhã, Jared Bush, diretor criativo da Walt Disney Animation Studios e realizador/argumentista do próximo filme “Zootrópolis 2“, fez a sua primeira aparição em Annecy para estrear novas cenas e imagens da aguardada sequela do adorado filme de sucesso mundial vencedor do Óscar®, que será lançado nos cinemas em novembro. Estrondosos aplausos pontuaram a sua apresentação, com cenas exibidas com as personagens Judy Hopps (voz de Ginnifer Goodwin), Nick Wilde (voz de Jason Bateman) e Mr. Big (voz de Maurice LaMarche), para além das novas personagens Gary De’Snake (voz de Ke Huy Quan), Nibbles (Fortune Feimster) e Dr. Fuzzby (voz de Quinta Brunson). O público ficou particularmente feliz ao saber que o ator francês Jean Reno vai emprestar a sua voz numa participação especial no Departamento da Polícia de Zootrópolis. Ainda durante a apresentação, o lendário realizador da Disney, Ron Clements (“A Pequena Sereia”, “Aladdin”, “A Princesa e o Sapo”, “Vaiana”) foi homenageado em palco com a inclusão no Passeio da Fama de Annecy. A celebração continuou com um anúncio surpresa de Jared Bush, revelando que Clements irá regressar aos Walt Disney Studios Animation como consultor.

À tarde, a Pixar começou o seu painel com a chegada de Pete Docter, diretor criativo dos Pixar Animation Studios, ao lado das realizadoras de “Elio“, Madeline Sharafian e Domee Shi e da produtora Mary Alice Drumm. As realizadoras de “Elio” ofereceram uma breve antevisão do seu filme de verão, repleto de emoção, risos e fantasia. A exibição de 27 minutos do filme encantou o público do festival, deixando-o ansioso por descobrir todo o alcance desta nova aventura que chega aos cinemas esta semana.
O público foi depois presenteado com uma visão exclusiva dos próximos lançamentos da Pixar, por Pete Docter, que foi homenageado com uma inclusão no Passeio da Fama de Annecy. Os destaques da apresentação incluíram cenas inéditas do lançamento da Pixar em março de 2026, “Saltitões (Hoppers)“, exibido exclusivamente para o público de Annecy, juntamente com uma antevisão dos dois primeiros minutos da estreia do estúdio no verão de 2026, “Toy Story 5“. Docter confirmou o regresso de Joan Cusack como Jessie neste próximo capítulo de “Toy Story” e anunciou também novas personagens emocionantes. Como supervisor de animação do primeiro “Toy Story”, Docter exibiu cenas raramente vistas de “Toy Story”, a primeira longa-metragem de animação computadorizada alguma vez lançada, em comemoração do seu 30º aniversário.

Além disso, Pete Docter anunciou um novo projeto original chamado “Gatto“, com estreia prevista para o verão de 2027. Da mesma equipa de realização responsável por “Luca”, o realizador Enrico Casarosa e a produtora Andrea Warren, o novo filme regressa a Itália, desta vez a Veneza, onde depois de anos a cirandar pela cidade supersticiosa e repleta de canais, um gato preto chamado Nero começa a questionar se viveu a vida certa. Em dívida para com um chefe da máfia felina local, Nero vê-se num dilema e é forçado a forjar uma amizade verdadeiramente inesperada que pode finalmente levá-lo ao seu propósito — a não ser que Veneza o vença primeiro.
Com estas apresentações da Disney e da Pixar, os estúdios reafirmaram o seu compromisso com o Festival Internacional de Animação de Annecy como um local para partilharem notícias e exibições exclusivas a um público global de fãs de animação.