No âmbito da programação da EIXO Residências Artísticas, a artista e investigadora Daniela Silva conduzirá “Um Campo, Uma História” – uma Oficina de Iniciação ao Documentário, com as seguintes datas e locais:
- 18 de outubro: Ringue de Arões, Mosteiró/ Vila do Conde das 14h00 às 18h00 ● 25 de outubro: Rua Central, 1010, Mosteiró / Vila do Conde, das 14h00 às 18h00
Entre o gesto e a reflexão, esta oficina propõe a exploração de um espaço característico do futebol, através da teoria e da prática documentária. Nesta oficina, pretende-se que, através da experimentação da prática documentária, se explorem diferentes interpretações associadas a um campo de futebol, permitindo a configuração de uma ou várias histórias. Propõe-se explorar o Ringue de Arões — um lugar, ícone da freguesia de Mosteiró —, bem como uma ou várias áreas associadas à elaboração de um filme, como o som, a fotografia, a edição, entre outras. A partir de registos audiovisuais individuais ou coletivos, arquivos de fotografias, imagens em movimento, jornais e outros documentos visuais ou audiovisuais, pretende-se criar condições para compreender e produzir cinema documental, adaptado à realidade de um campo local.
Os trabalhos produzidos durante a oficina serão integrados numa exposição e apresentados numa sessão especial no dia 8 de novembro, às 18h00. A oficina é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do e-mail: geral@eixoresidencias.pt.
Daniela Silva é natural do Porto e reside, desde 1993, em Mosteiró – Vila do Conde. Atualmente, é diretora do Coletivo SODA e desenvolve uma prática artística que atravessa o desenho, pintura, fotografia, som, vídeo, instalações e cinema, explorando conceitos ligados à observação e ao desporto. É doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa (UNL), onde desenvolve o seu projeto de investigação sobre o documentário de futebol.
Inspirada no universo do documentário de futebol, a iniciativa integra-se na programação da EIXO Residências Artísticas — sob coordenação de Isabel Costa —, em colaboração com o Coletivo SODA e o Grupo de Trabalho Cinema&Sport, contando com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde e da União de Freguesias de Vilar e Mosteiró.