A partir de fevereiro e todos os meses, o Cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona em Lisboa, recebe o À pala de Walsh em sessões especiais comentadas. Sessões estas com a curadoria de críticos do site, e para as quais será convocado um conjunto de convidados que se destacam no actual panorama cultural.
Neste início do novo ano, o Cinema Fernando Lopes, conhecido pela sua programação eclética e desejo de abraçar novos jovens públicos, alia-se ao À pala de Walsh, site de crítica de cinema português – “O site mais importante de Portugal (…) reunindo jovens críticos de todo o país.” (Cahiers du cinéma, Dezembro 2015) -, que depois de 14 anos de trabalho, continua empenhado na sua labuta colaborativa, compondo-se de uma multiplicidade de vozes cinéfilas que tem vindo a complementar o pensamento crítico a partir do cinema. Dessa vivacidade nascem exercícios que se apoiam na hibridez e que continuam a reforçar a importância do cinema enquanto ritual que nos aproxima uns aos outros.
A colaboração que, numa fase inicial, decorrerá de fevereiro a julho de 2026, é desencadeada pela passagem do tempo (o site abraçou recentemente dois novos membros na sua equipa editorial), e uma procura por enaltecer a comunidade levando os seus espectadores ao encontro da crítica enquanto acto de refazer o cinema. Tudo isto sob o olhar crestante da sobrevivente Mamie Stover (Jane Russell) em Mulher Rebelde (1956), de Raoul Walsh, forte figura feminina no cinema, que será homenageada, dando a cara às sessões.
Começando no cinema da ternura de Joachim Trier, com Valor Sentimental (2025), as sessões À pala de Walsh contemplarão tanto as estreias dos filmes de Paula Tomás Marques e Sylvain Chomet como repescarão filmes de Werner Herzog, Terry Zwigoff e Nancy Savoca, espelhos da pluralização que cimentou o crescimento do site e que agora integrará a sala do Cinema Fernando Lopes: “todo o cinema vale a pena” (O Cinema Não Morreu, 2017).
As sessões À pala de Walsh no Cinema Fernando Lopes contam com o apoio da Antena 3 e da Agenda Cultural de Lisboa. Bilhetes à venda na bilheteira do cinema e em cinemafernandolopes.pt.
PROGRAMA:
Sábado, 7 Fevereiro, 21h: Valor Sentimental (2025) de Joachim Trier
Sábado, 21 Março, 21h: Além do Azul (2005) de Werner Herzog
Sábado, 18 Abril, 21h: Dogfight (1991) de Nancy Savoca
Sexta, 15 Maio, 21h30: Ghost World – Mundo Fantasma (2001) de Terry Zwigoff
Sábado, 20 Junho, 21h (data de estreia prevista, sujeita a alteração): Duas Vezes João Liberada (2025) de Paula Tomás Marques
Sábado, 25 Julho, 21h: Marcel et Monsieur Pagnol (2025) de Sylvain Chomet

