O arranque desta edição não poderia ser mais apropriado: quinta-feira, dia 10 de outubro, às 18h00, uma aula de italiano para principiantes. No âmbito do 50º aniversário do 25 de Abril, uma data que Itália também comemora, a professora Elisabetta Maino fala-nos sobre as datas que os dois países têm em comum e algumas das principais festividades e tradições italianas.
A programação de cinema tem início às 21h00 deste mesmo dia, com o filme-fenómeno Ainda Temos o Amanhã, um filme incomparável que presta tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Sexta-feira, às 18h00, Piccolo Corpo, um filme de Laura Samani, dá-nos a conhecer Agata, uma jovem de luto que deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem. Às 21h00, Obrigado, Rapazes, uma história de esperança pela lente de Riccardo Milani, apresenta-nos o espaço prisional como lugar de transformação e oportunidade e o poder da arte como ferramenta de redenção.
O programa para o fim-de-semana começa a pensar nos mais novos: sábado, dia 12 de outubro, às 15h00, terá lugar a sessão infantil, com a exibição do filme de animação O Sonho de Mary, de Enzo D’Alò.
Às 18h00, em antestreia, Disco Boy, galardoado com o Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim. Na sua primeira obra, Giacomo Abbruzzese apresenta-nos um filme que vai além dos padrões habituais, mergulhando profundamente nos traumas deixados pela guerra no subconsciente humano. Às 21h00, A Sombra de Caravaggio, um filme de Michele Placido que mergulha na essência deste ícone fascinante e universal, onde o génio e a indisciplina coexistem para nos dar uma personagem intemporal.
E chegamos ao último dia: domingo, 13 de outubro veremos, às 17h00, Um Domingo Interminável, de Alain Parroni. Filme premiado no Festival de Veneza, faz um retrato das manifestações do sonho inquieto de adolescentes, que vivem num eterno domingo.
Às 19h00 damos lugar à musica com um espetáculo de piano e trompete. O duo composto por Paulo Borges (trompete) e Antonella Barletta (piano) apresenta um repertório de músicas de autoria de Nino Rota e Ennio Morricone: os dois compositores italianos mais conhecidos no âmbito de composição de bandas sonoras.
O encerramento desta edição dá-se às 21h00 com o filme Comandante. O realizador Edoardo de Angelis reivindica com ambição e coragem o resgate como um valor fundamental da identidade italiana.
A Festa do Cinema Italiano em Angra do Heroísmo é organizada pela Associação Il Sorpasso e pela Risi Film, em colaboração com a Câmara Municipal da Angra do Heroísmo.
Festa do Cinema Italiano 2024 – Angra do Heroísmo – 10 a 13 de outubro
Centro Cultural e de Congressos
Canada Nova
9700-130 Angra do Heroísmo
Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores
Portugal
Bilhetes à venda a partir de 23 de setembro. De segunda a sexta entre as 8h30 e as 16h00 nos Paços do Concelho; De quinta a segunda no CCCAH, 1h30 antes de cada sessão de cinema ou espetáculo agendado. Bilheteira online disponível brevemente.