O crítico de cinema Bernardo Freire e o cinéfilo André Marques lançam o podcast “Freire & Marques no Cinema”, um programa semanal sobre as estreias em sala e no streaming. Direcionado tanto para cinéfilos como para o espectador casual, a dupla pretende aproximar a população do cinema, com uma discussão informada, mas acessível.
Esperam-se análises, comentários ao desempenho da bilheteira, entrevistas exclusivas e a leitura de e-mails dos ouvintes, num podcast que está aberto a patrocínios, sobretudo ligados ao cinema. Acerca da correspondência, Bernardo Freire sublinha que “o envolvimento dos ouvintes será uma parte fundamental do programa e pretende quebrar a ideia de que nos Podcasts de cinema em Portugal falamos numa câmara de eco”. André Marques acrescenta que “em Portugal existe um ‘fosso’ entre o público e o cinema, principalmente com o cinema português, e os podcasts dedicados à sétima arte podem ajudar a criar pontes e aproximar o público do cinema, seja ele nacional ou internacional. Queremos que este podcast seja uma dessas pontes.”
Seja para comentar sobre um filme discutido no programa ou para deixar uma reflexão, os ouvintes podem enviar as suas mensagens para o e-mail correspondencia@freireemarquesnocinema.pt.
O primeiro episódio do Podcast pode ser ouvido aqui: https://shorturl.at/XpBjC. O podcast está disponível na tua plataforma de podcasts preferida e as novidades serão anunciadas nas redes sociais do Bernardo Freire e do André Marques.
Bernardo Freire (@bernardorfreire) é crítico de cinema e apresentador do programa A Lei do Cinema, da Camões TV. Escreve para OBarrete, Cinema em Portugal e a Revista Conhece-te, do Brasil. Em 2022 levou os seus escritos do digital para o papel, com o livro Visão de um Crítico – Reflexões e Ensaios de Cinema, e espera não ficar por aqui.
André Marques (@andremarques.music) é um cinéfilo que gosta de partilhar a sua paixão pela sétima arte. Em 2019 criou a página Cinema em Portugal, que evoluiu para mais plataformas. Em 2023 fundou os Prémios Curtas, uma premiação anual dedicada a curtas-metragens portuguesas, cuja 3.ª edição vai decorrer em 2025. Enquanto músico, já lançou 3 álbuns de música instrumental e colabora com artistas internacionais.