Era uma vez no Butão… Depois de “Um Iaque na Sala de Aula”, nomeado para Óscar® de Melhor Filme Internacional e estreado nos cinemas em 2022, que retratava a vida na escola na aldeia de Lunana, uma das povoações mais remotas do mundo, o realizador Pawo Choyning Dorji regressa com uma comédia divertida e humanista sobre a chegada da democracia no Butão, conhecido como o país da “Felicidade Interna Bruta”. O novo filme “O Monge e a Espingarda” tem estreia marcada a 29 de Agosto nos cinemas e já se pode ver o trailer.
2006. A modernização finalmente chega e o Butão torna-se o último país do mundo a ter Internet, televisão e, a maior mudança de todas, a democracia. Para ensinar as pessoas a votar, as autoridades organizam uma simulação de eleições. Mas na nação da “Felicidade Interna Bruta”, onde a religião é mais popular do que a política, os habitantes não parecem convencidos. Ao mesmo tempo, numa remota província montanhosa, um monge decide planear uma misteriosa cerimónia para o dia das eleições e instrui um dos seus discípulos a encontrar uma espingarda.
“O Monge e a Espingarda” é uma viagem cheia de vida e de humor num Butão dividido entre modernidade e tradição, vida urbana e rural, para descobrir a partir de 29 de Agosto nos cinemas. “Um Iaque na Sala de Aula” pode ser visto na Filmin Portugal.