A Tribeca Enterprises, a SIC, a sua plataforma de streaming OPTO e a cidade de Lisboa anunciaram a primeira edição europeia do Festival Tribeca. Um dos eventos culturais mais esperados do ano, o Festival Tribeca Lisboa, constitui um marco significativo para a comunidade artística portuguesa em expansão, e terá lugar de 17 a 19 de outubro.
Apresentado pelo ator vencedor de um Óscar, Robert De Niro, e pela produtora nomeada para Óscar, Jane Rosenthal, o festival consistirá numa noite de abertura seguida de um evento de dois dias no Beato Innovation District, na zona ribeirinha de Lisboa. A cineasta premiada Patty Jenkins, a conhecida Whoopi Goldberg e o ator nomeado para um Óscar, Griffin Dunne, são os primeiros nomes divulgados como oradores principais.
Patty Jenkins é uma escritora e diretora premiada, mais conhecida pela realização do sucesso de bilheteira “Wonder Woman” e pelo seu filme de estreia vencedor do Óscar, “Monster”. Em 2017, Jenkins tornou-se a primeira mulher na história a realizar um filme live-action com um orçamento superior a US$ 100 milhões com seu sucesso “Wonder Woman”. Whoopi Goldberg é um talento multifacetado reconhecido por suas conquistas nas áreas de representação, comédia, escrita e apresentação. Tendo participado em mais de 150 filmes, Goldberg é uma das 19 pessoas a alcançar o EGOT, tendo conquistado os quatro principais prémios americanos para artistas profissionais: um Emmy (Televisão), um Grammy (Música), um Óscar (Filme) e um Tony (Teatro). Um ícone de Hollywood há mais de quatro décadas, o ator, realizador e produtor Griffin Dunne cimentou a sua posição na indústria pelo trabalho que desempenhou à frente e atrás das câmaras. Alguns dos seus grandes projetos e autênticos êxitos de bilheteiras incluem “Dallas Buyers Club”, ao lado de Matthew McConaughey”, “After Hours”, do realizador Martin Scorsese, e “An American Werewolf in London”.
O Beato Innovation District, no Rio Tejo, sede da Unicorn Factory de Lisboa e um centro cultural para startups, scale-ups e unicórnios, servirá como palco principal do Tribeca Festival Lisboa. A programação, a cargo de Cara Cusumano, vice-presidente sénior de Programação e Diretora do Festival Tribeca, em parceria com a SIC e a OPTO, e do produtor executivo português Tony Gonçalves, antigo executivo da WarnerMedia, incluirá uma coleção com curadoria de filmes portugueses e internacionais, conversas ao vivo com talentos portugueses e internacionais, instalações imersivas, oportunidades de networking e muito mais. O alinhamento completo da programação será anunciado este verão.
“Na sua essência, o Tribeca tem como objetivo elevar uma comunidade de artistas – quer essa comunidade se encontre a sul da 14th Street, em Manhattan, ou do outro lado do Oceano Atlântico, em Lisboa”, afirmou Robert De Niro, co-fundador da Tribeca Enterprises.
“Acreditamos que uma cidade prospera quando os seus artistas prosperam”, acrescentou Jane Rosenthal, co-fundadora e CEO da Tribeca Enterprises. “É uma honra entrar nesta parceria com a Impresa, no próximo outono, para defender os grandes cineastas, artistas e criadores que saem de Lisboa nesta altura.”.
Robert De Niro e Jane Rosenthal são figuras aclamadas na indústria do entretenimento e defensores do storytelling. Juntos lideram o Tribeca Festival, fundado em 2001. Rosenthal é parceira de produção de longa data de De Niro e, juntos, colaboram há mais de três décadas em filmes como “A Bronx Tale”, “Wag the Dog”, “Meet the Parents” e “The Good Shepherd”, entre outros. Em 2020, Rosenthal foi nomeada para Óscar de Melhor Filme pela produção de “O Irlandês”, protagonizado por De Niro.
“Toda a equipa da SIC e da OPTO orgulha-se de trazer pela primeira vez o prestigiado Festival Tribeca para a Europa. As nossas principais plataformas vão apresentar o Tribeca Festival Lisboa com o mesmo espírito inovador com que foram criadas”, afirmou Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa.
Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sublinha: “O Tribeca é um festival que se enquadra na nossa política cultural para a cidade, em que criamos ligações com os bairros, com as ruas, com as pessoas. A cultura não é só feita pelos grandes artistas e pelos grandes eventos. É algo que vem das pessoas. Esse é o espírito do Tribeca.”.
O festival reunirá artistas e contadores de histórias de todo o mundo e os participantes poderão assistir a palestras de alguns dos cineastas e atores mais aclamados de Hollywood. “Adoro a forma como a Tribeca destaca talentos emergentes de todo o mundo”, disse Jenkins. “Estou entusiasmada por me juntar ao festival em Lisboa, para partilhar o que posso, mas também para mergulhar na cultura e no cinema portugueses. Eu sei que será uma experiência incrivelmente inspiradora e enriquecedora.”.
A presença da Tribeca em Lisboa sinaliza ambições globais para a empresa de media e entretenimento, que se expandiu internacionalmente pela primeira vez entre 2009-2012 com o Doha Tribeca Film Festival, o primeiro festival de cinema no Qatar. Nos últimos anos, Tribeca consolidou a sua presença fora da cidade de Nova Iorque com eventos anuais em Los Angeles, através de uma parceria com LeBron James e Maverick Carter’s SpringHill Company e o Uninterrupted Film Festival, bem como em Miami através de uma parceria com Art Basel Miami.
Para saber mais sobre o Festival Tribeca Lisboa, por favor visite https://tribecalisboa.sic.pt/