"Quintas à Portuguesa" de 6 a 27 de novembro no TVCine

“Quintas à Portuguesa” de 6 a 27 de novembro no TVCine

Cinema Português Notícias

Em novembro, as noites de quinta-feira no TVCine Edition são dedicadas ao novo cinema português. De 6 a 27 de novembro, há filmes de Edgar Pêra, André Gil Mata, Sebastião Varela e Sérgio Graciano para descobrir. Quatro olhares distintos, quatro formas de pensar o país através do cinema. Da música às memórias de família, da inteligência artificial à biografia política, um filme português todas as quintas-feiras, para ver no especial Quintas à Portuguesa, no TVCine Edition e TVCine+.

A abrir o especial Quintas à Portuguesa, no dia 6 de novembro, às 20h30Cartas Telepáticas, de Edgar Pêra, imagina a correspondência entre Fernando Pessoa e H. P. Lovecraft, numa experiência visual com inteligência artificial sobre terror, identidade e criação literária. Na semana seguinte, no dia 13, pelas 19h40Sob a Chama da Candeia, de André Gil Mata, mergulha nas memórias familiares e nas tradições do Norte de Portugal, num retrato íntimo sobre a passagem do tempo e a preservação das raízes. No dia 20, às 20h40, chega a vez de Ressaca Bailada, de Sebastião Varela, um filme-concerto poético que envolve o público na música intensa dos Expresso Transatlântico, cruzando som, dança e cinema num só gesto criativo. Por fim, no dia 27, às 20h15, Camarada Cunhal, de Sérgio Graciano, revisita a figura incontornável de Álvaro Cunhal, explorando a dimensão política e humana de um dos nomes mais marcantes da história portuguesa.

Cartas Telepáticas | Dia 6 de novembro, quinta-feira, às 20h30 no TVCine Edition e no TVCine+

P. Lovecraft e Fernando Pessoa estiveram entre os escritores mais influentes da primeira metade do século XX. Não se conheciam, apesar de terem vivido na mesma época, mas existe uma enorme complementaridade entre as suas vidas e obras. Cartas Telepáticas é um filme cujas imagens foram criadas exclusivamente através de IA, em que se estabelece um diálogo entre as suas cartas e ensaios, poemas e ficções – uma correspondência imaginária entre os dois autores feita a partir dos seus textos, formando um novo universo da arte e das possibilidades literárias e fundindo o sensacionalismo de Pessoa com o realismo estranho de Lovecraft. Realização: Edgar Pêra. Com vozes de Keith Esher Davis, Bárbara Lagido, Iris Cayatte, Victoria Guerra. Sinopse: Nitrato Filmes.

Sob a Chama da Candeia | Dia 13 de novembro, quinta-feira, às 19h40 no TVCine Edition e no TVCine+

Norte de Portugal. Uma casa de azulejos verdes, um jardim, uma magnólia. Quartos cheios de objetos de vidas passadas aqui. Traços do tempo, gestos e afetos. Aqui Alzira nasceu, viveu e morreu; aqui foi filha, mãe e avó; aqui brincou em criança, aprendeu piano, e dedicou-se a um marido austero. Viveu todos estes anos com Beatriz, a empregada, ao ponto de hoje já não a suportar. Na noite da sua vida, Alzira, libertada pela morte do marido, toma pela primeira vez uma decisão que só a ela pertence. Realização: André Gil Mata. Com Eva Ras, Márcia Breia, Catarina Carvalho Gomes, Gina Macedo, Luísa Guerra. Sinopse: Nitrato Filmes.

Ressaca Bailada – Filme Concerto | Dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h40 no TVCine Edition e no TVCine+

Uma casa grande e desgastada pelo tempo, situada num pedestal imponente e intocável. Ressaca Bailada acompanha indivíduos que se relacionam com liberdade, união e isolamento neste cenário, celebrando a tradição ao mesmo tempo que a confronta e questiona, tudo tendo como pano de fundo música que dá forma ao percurso. Realização: Sebastião Varela. Com João Cachola, Rita Blanco, Laura Dutra, Vicente Wallenstein, Inês Pires Tavares, Conan Osíris, Gaspar Varela.

Camarada Cunhal | Dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h15 no TVCine Edition e no TVCine+

Julho de 1956. Álvaro Cunhal chega ao Forte de Peniche e é colocado na mais moderna e segura ala penitenciária, considerada à prova de fuga. Apesar do apertado controlo exercido sobre os presos, Álvaro e os camaradas conseguem organizar uma pequena comuna e dar apoio aos detidos mais vulneráreis. Álvaro tem consigo seis cadernos, onde regista alguns dos mais duros episódios da sua vida. Um dia, um dos seus companheiros percebe que há uma vulnerabilidade na segurança do forte. Dentro e fora da prisão, é posto em marcha um plano de fuga. Realização: Sérgio Graciano. Com Romeu Vala, Filipa Nascimento, Frederico Barata, Helena Caldeira, Maya Booth.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *