iNTERVALOS – Encontro e Mostra de Cinema nas Caldas da Rainha nasceu de vários desejos: conhecer mais e melhor o cinema português, em toda a sua diversidade estética, ética e política; reunir pessoas em torno de filmes discutindo-os de forma direta, construir uma comunidade em contacto com o cinema.
A proposta curatorial desdobra-se em várias direções procurando experimentar modos diversos de ver, experienciar e pensar o cinema. Um dos eixos de programação concretiza-se nas sessões conjuntas em diálogo com, com cineastas a escolher filmes de outros cineastas que se relacionam com os seus próprios. Estas sessões ocupam um lugar central no programa e são uma forma privilegiada de colocar obras e autores em diálogo. Este ano contamos com obras de João Salaviza e Renée Nader Messora, Luísa Homem e Pedro Pinho, Paula Tomás Marques, Regina Pessoa, Margaux Dauby e Raul Domingues, Amarante Abramovici e Lucas Tavares, Sílvia das Fadas com Robert Blatt, Coletivo “Cem Raios t’Abram”, Vasco Sá e David Doutel, e André Gil Mata.
Outro eixo estruturante é o foco numa filmografia de autor. Em 2026 vamos receber Manuela Serra, cineasta rara, autora de uma única obra — O Movimento das Coisas —, cuja invisibilidade histórica contrasta com o impacto causado pela sua redescoberta recente no seio do cinema português. Mais do que uma homenagem, será um momento de (re)encontro com os espectadores e com os cineastas Mário Fernandes, José Oliveira e Marta Ramos, que realizaram o documentário 35 Anos Depois, O Movimento das Coisas.
Um terceiro eixo é o reconhecimento da importância das associações do sector, o contributo do associativismo como motor dinamizador da cultura cinematográfica. Nesta edição vamos receber a MUTIM [Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento] com o “Manual de Boas Práticas para o Cinema e o Audiovisual em Portugal”.
A relação do cinema com a prática de investigação académica e pesquisa exploratória e artística é outro eixo da programação, prevendo-se um espaço de apresentação de projetos de cariz laboratorial, de troca de experiências entre artistas, professores e estudantes, e de saída do cinema para fora da sala, envolvendo o Mestrado em Artes do Som e da Imagem da ESAD.CR e a Associação Cultural OSSO.
À semelhança da edição anterior, todas as sessões são acompanhadas de conversas que se esperam alargadas a todas as pessoas presentes, construindo cumplicidades através da discussão e da partilha de impressões e reflexões. O essencial será continuar a promover e convocar múltiplas relações possíveis com o cinema, explorando o jogo de encontros e intervalos que se estabelecem, seja entre imagens, entre filmes, entre filmes e espectadores, ou entre cineastas e público. Assim, cada mostra constrói-se e transforma-se num lugar de passagens e contaminações entre filmes, cinematografias, cinefilias, debates e reflexões sobre eles. O espaço de conversas, originado a partir dos filmes exibidos, torna se uma extensão da experiência cinematográfica, permitindo que as obras se prolonguem através da circulação da palavra entre todos os intervenientes e a comunidade que ali se forma.
O iNTERVALOS é organizado pelo CCC das Caldas da Rainha, em parceria com a ESAD.CR, a associação Cultural OSSO e conta com o apoio do Município e do ICA – Instituto de Cinema e Audiovisual.
Mais informações em https://ccc.com.pt/programacao/intervalos/intervalos-26.

