Olhares do Mediterrâneo 2022

Filmes e debates a fechar os dois últimos dias do Olhares do Mediterrâneo

Notícias Olhares do Mediterrâneo

Os dois últimos dias do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival apresentam duas obras disruptivas que darão lugar a debates de entrada livre: sábado 20, pelas 16.00 no Cinema São Jorge, é exibido o filme Room Without View, da espanhola Rose Corella, uma co-produção austríaca-germânica-libanesa, que retrata as condições de trabalho de filipinas, quenianas e etíopes que trabalham, em condições próximas da escravatura, para famílias das classes média e alta do Líbano, com cobertura legal no país. Na sequência do filme haverá o habitual debate Travessias, este ano subordinado ao tema “Por trás das persianas e redes internacionais: trabalho doméstico e tráfico de pessoas”. O debate terá lugar na sala 2 do Cinema São Jorge, pelas 17.30.

Antes, sábado, o dia arranca com o habitual atelier de cinema para crianças (8-11 anos), Olhares em Pequenino. Logo a seguir (12h, Sala Manoel de Oliveira), será exibido o filme português Novíssimas Cartas Portuguesas, uma obra colectiva que pretende homenagear os 50 anos da publicação das “Novas Cartas Portuguesas”. Após a projecção do filme, apresentado pela equipa de produção, o público poderá falar com a equipa e as protagonistas. Esta projecção será seguida por uma sessão de curtas, às 14.00.

Ainda no sábado, poderão ser vistas às 19.00 duas obras tunisinas: Chitana, de Amel Guellaty, que retrata a aventura de duas jovens numa floresta cujo acesso lhes é interdito e a longa de ficção I’ll Go to Hell, de Ismahane Lahmar. O dia termina com o filme da espanhola Claudia Pinto Emperador, The Consequences, projectado a partir das 21.30. Apresentado pela própria realizadora, que estará disponível após a projecção para conversar com o público, o filme conta com o apoio do Instituto Cervantes e da Acção Cultural Espanhola AC/E através do seu programa para a internacionalização da cultura espanhola na modalidade de Mobilidade PICE.

Domingo, o dia abre com uma sessão para famílias, às 11.00, com a presença da realizadora Ghada Fokri, e o seu Maravilhoso Mundo do Miguel. Às 14.00, na sessão de seis curtas, destacamos a curta portuguesa Vergôntea, da portuguesa Sara Carregado, e Those Who Survived the Heat, da egípcia Rowan Adlib, ambas presentes na sessão para conversar com o público.

Na sessão de encerramento, a partir das 19.30, serão anunciados os prémios desta edição e será projectado o filme Under the Fig Trees, da franco-tunisina Erige Sehiri. O filme, em ante-estreia no Festival, candidato tunisino aos Óscares de 2023, relata as ambições e mágoas, os sentimentos e enamoramentos de jovens tunisianos. O Festival encerra com um concerto do grupo Malotira, no foyer, com acesso livre.

O programa completo, e outras informações, podem ser consultados AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *