"Família é Família" - Ciclo de Filmes Familiares

“Família é Família” – Ciclo de Filmes Familiares

Cinema Português Notícias

Em Junho, o Alvalade Cineclube apresenta o ciclo Família é Família, um foco no mais recente cinema português. São cinco filmes que mostram o cinema na sua intimidade, desejos e ficções sobre as famílias que somos ou gostávamos de ser. Sentados à mesa, como num almoço de Verão.

O ciclo arranca a 8 de Junho com “A Metamorfose dos Pássaros“, a celebrada primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos. Premiado internacionalmente, o filme circula entre a ficção e o documentário, olhando a relação da realizadora com o seu pai a partir da morte da mãe. A presença de Catarina Vasconcelos para conversa com o público faz da sessão um evento especial.

A 15 de Junho, é a vez de Margarida Leitão mostrar “Gipsofila“. Raramente visto em sala, o filme leva-nos a casa da avó da realizadora, num percurso intímo sobre a relação entre as duas mulheres. É descrito como um dos filmes mais sensíveis dos últimos anos, e Margarida Leitão estará também no Cinema Fernando Lopes para uma conversa no final da projecção.

Na terceira semana do mês, a 22 de Junho, o cineclube estreia uma curta-metragem de António Aleixo, e recupera a primeira longa de Jorge Vaz Gomes. “Quis Saber Quem Sou” é a tentativa de Aleixo perceber o que ficou em si de gerações anteriores. Num filme emocionalmente intenso, o realizador de Setúbal mostra filmes em 16mm dos avós e conversas com o pai, procurando padrões do passado no que somos agora. Já em “Soldado Nobre“, Jorge Vaz Gomes investiga quem era o avô que foi soldado na Primeira Guerra Mundial. O filme percorre a história do país e da família de forma descomprometida, procurando vozes e memórias que se julgam perdidas. Ambos os realizadores estarão presentes na sessão para conversa com os presentes.

Para fechar, um dos filmes mais invulgares dos últimos anos: “Desterro“, de Maria Clara Escobar. Filmado no Brasil durante a presidência de Jair Bolsonaro, a ficção segue uma mulher que sai de casa para não voltar, e coloca-nos no centro das pressões quotidianas de uma família. De uma intensidade invulgar e formalmente reconhecido, “Desterro” é um dos objectos fílmicos mais singulares dos últimos anos.

O ciclo acontece todas as quintas-feiras, às 21h00 no Cinema Fernando Lopes.

Filmes:

👉 8 Junho – “A Metamorfose dos Pássaros”  de Catarina Vasconcelos

👉 15 Junho – “Gipsofila“, de Margarida Leitão

👉 22 Junho – “Quis Saber Quem Sou“, de António Aleixo + “Soldado Nobre“, de Jorge Vaz Gomes

👉 29 Junho – “Desterro“, de Maria Clara Escobar

O Alvalade Cineclube apresenta sessões todas as quintas-feiras, às 21h00, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa. As projecções são abertas a todos os espectadores, sócios e não sócios do clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *