"Lobo e Cão" de Cláudia Varejão © Terratreme

“Lobo e Cão” em estreia no TVCine Edition

Cinema Português Notícias

Está a chegar à televisão portuguesa a mais recente obra de Cláudia Varejão, realizadora por detrás de títulos aclamados como Ama-san e Amor Fati. Definindo-se como “uma ode encantada à comunidade queer da ilha de São Miguel”, Lobo e Cão é um drama de delicada beleza e sensibilidade que arrecadou o prémio principal da secção Dia dos Autores no Festival de Cinema de Veneza. A estreia está marcada para dia 20 de julho, sábado, às 22h, em exclusivo no TVCine Edition.

Ana nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e tradições. É a filha do meio de três irmãos. Vivem com a mãe e com a avó. Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, o seu melhor amigo que gosta tanto de vestidos como de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo consigo os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do seu horizonte. Repleta de desejo e liberdade, a luz de Lobo e Cão revelará a Ana o mar certo para navegar.

Diz Cláudia Varejão: “Parti para este filme com o desejo de retratar lugares que me interessam: as heranças dos papéis sociais e familiares e as questões em torno da identidade de género. E porque falar desses temas é também falar de ruturas, este filme ilumina aquilo que opera em nós quando as mudanças não são escolhas mas sim fortunas. Entre ficar e partir há espaço para todas as tensões, dúvidas e desejos. Direi que este é, precisamente, um filme sobre entres: entre a terra e o mar, a noite e o dia, o feminino e o masculino, o real e o sonho. Entre ficar ou partir”.

Primeira longa-metragem de ficção da autora, Lobo e Cão mantém uma forte ligação à realidade e à comunidade local, levando inclusivamente à criação do projeto (A)MAR – Açores Pela Diversidade, um projeto social de apoio à comunidade LGBTQI+ do arquipélago. Ana Cabral, Ruben Pimenta, Cristiana Branquinho, Marlene Cordeiro, João Tavares, Nuno Ferreira, Mário Jorge Oliveira, Luísa Alves e Maria Furtado compõem o elenco. Uma estreia a não perder  a 20 de julho, sábado, pelas 22h, só no TVCine Edition.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *