O Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF) irá encerrar as atividades letivas com uma sessão especial de cinema ao ar livre. Na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, às 21h30, a Escola João de Barros receberá a projeção de “Os Demónios do Meu Avô”. Realizado por Nuno Beato, um filme de animação – combinação de animação 2D e stop motion – que explora temas de autoconhecimento e renovação pessoal. A entrada é livre.
“Os Demónios do Meu Avô” conta a história de Rosa, uma profissional do mundo empresarial que reavalia a sua vida após a morte de seu avô, levando-a a regressar ao local de sua infância. Lá, ela depara-se com terras abandonadas e uma casa em ruínas, mas também com demónios de barro, uma criação de seu avô, que a guiam numa jornada emocional. O filme conta com figuras inspiradas no trabalho da ceramista Rosa Ramalho (1888-1977), e conta com as vozes de Nuno Lopes, Ana Sofia Martins, Celso Bugallo e Victoria Guerra.
“Os Demónios Do Meu Avô” já passou por vários festivais, nomeadamente o de Annecy, em França, o Festival de Sevilha, em Espanha, onde esteve nomeado para os prémios Goya na categoria de Melhor Filme de Animação e em Portugal no XVIII Festival Caminhos do Cinema Português onde arrecadou o prémio de Melhor Banda Sonora Original. Recentemente recebeu dois prémios Sophia, nas categorias de Melhor Canção e Melhor Banda Sonora, pela obra dos Gaiteiros de Lisboa.
Esta sessão de cinema ao ar livre é parte do dia VIV’AEZUFF, que começa às 15h30 e vai até às 18h30, promovendo uma tarde de atividades antes da exibição do filme. A realização deste cinema ao ar livre é uma parceria com o Plano Nacional do Cinema e os Caminhos do Cinema Português, contando com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da AEZUFF.
A sessão, de entrada livre, tem início às 21h30 e promete ser uma oportunidade para a comunidade escolar se reunir numa experiência cultural ao ar livre, celebrando o final do ano letivo com cinema e convívio.