Poster do documentário 'Paraíso'

Documentário ‘Paraíso’ estreia a 9 de outubro

Cinema Português Notícias

No próximo dia 9 de outubro, chega às salas de cinema portuguesas Paraíso, documentário realizado por Daniel Mota, que mergulha na história da música de dança e da cultura rave em Portugal.

Com imagens inéditas, e entrevistas a 38 protagonistas, entre DJs, produtores, bailarinos e promotores, Paraíso reconstrói uma era que moldou não só a vida noturna portuguesa, mas também influenciou a música eletrónica a nível global. O filme revisita o início dos anos 90, quando o país viveu a sua própria revolução eletrónica. Entre raves lendárias, clubes pioneiros e um som inovador, nasceu o lema “Underground house music from a paradise called Portugal”.

“Em 2015, criámos a Paraíso como uma plataforma para dar voz e visibilidade à história e aos protagonistas da música de dança em Portugal. Começou na Rádio Quântica, com conversas despreocupadas com DJs, produtores e promotores que lançaram as bases da cena eletrónica portuguesa. Ao longo de cinco anos, essas entrevistas tornaram-se muito mais do que apenas registos: foram portas abertas para um arquivo vivo, com memórias, visões e, surpreendentemente, cassetes VHS esquecidas com imagens nunca antes vistas das primeiras raves em território nacional. A partir daí, nasceu a vontade — e a necessidade — de transformar este testemunho coletivo num documentário”, afirmam João Ervedosa e Maria Guedes da Paraíso.

Depois de ter estreado na última edição do Festival IndieLisboa e de ter sido exibido no Passos Manuel, no Porto, tendo esgotado todas as sessões em que foi exibido, Paraíso chega agora às salas de cinema com novas imagens. O documentário resulta de dez anos de investigação, recolha de arquivos e conversas, que deram origem a um retrato íntimo e vibrante de uma cultura e geração, podendo ser visto em antestreia no dia 27 de setembro no Lux.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *