Entre os dias 14 e 30 de março, Elvas volta a ser palco da RONCA – Mostra de Cinema de Elvas, que na sua segunda edição celebra a ligação entre o Fado e o Cinema Português. Sob o mote Silêncio, que se vai ‘ouver’ o Fado, o evento propõe uma retrospetiva do percurso do Fado no cinema, destacando a riqueza cultural e emocional deste estilo musical, que, tal como Elvas, é Património da Humanidade pela UNESCO.
Durante 11 dias, a cidade será envolvida por uma programação diversificada que inclui seis sessões de longas-metragens dedicadas ao Fado, precedidas por uma abertura musical especial protagonizada por artistas elvenses. Além disso, haverá seis sessões de curtas-metragens nacionais, selecionadas a partir de três secções de candidatura, e que contarão com a presença dos realizadores, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer mais sobre os bastidores das obras exibidas.
A mostra inclui ainda três exposições, três conversas e três festas temáticas, todas enriquecidas com momentos musicais que reforçam a fusão entre o Fado e o Cinema e a valorização da cultura alentejana local.
Um dos pontos altos desta edição será a grande sessão de curtas musicadas ao vivo, a cargo de Joaquim Ferreira e Paulo Cachinhos, que irão sonorizar uma das primeiras obras cinematográficas sobre o Fado, inspirada na icónica pintura de José Malhoa, bem como um documentário em estreia exclusiva de Pedro Senna Nunes.
Com esta programação, a RONCA reafirma-se como um evento único que promove o encontro entre o cinema e a música, enaltecendo o património imaterial português e proporcionando experiências artísticas singulares. Durante estas semanas, Elvas transforma-se num verdadeiro ponto de encontro para amantes do cinema, do Fado e da cultura portuguesa.
Para mais informações sobre a programação, podem consultar www.7350.pt/mostradecinemadeelvas. A bilheteira das sessões de cinema abre 30 minutos antes.