Imagem/still do filme “As Aventuras do Angosat”

Estreia tripla do primeiro filme musical angolano

FESTin Notícias

Angola lançou em 2017 o seu primeiro satélite para o espaço… e perdeu-se. Isto inspirou o músico Isis Hembe a criar um musical. “É uma ópera hip-hop”, diz para a descrever, apesar de não haver música clássica, mas sobretudo batidas urbanas misturadas com kisanji, um instrumento tradicional. O resultado chama-se “As Aventuras do Angosat”, um filme que terá a sua estreia mundial no próximo dia 18 de maio no Festival de Cinema Africano de Nova Iorque.

“Lançar o satélite Angosat foi um sonho, e este musical independente é o recontar desse sonho”, explica Resem Verkron, co-realizador do filme. É um filme de 34 minutos, em plano único, em português e calão. A acção decorre nas ruas do Cazenga, Luanda. “Fizemo-lo em colaboração com a Anim’art, uma organização cultural local que tem vindo a trabalhar neste projeto desde o primeiro momento”, explica o catalão Marc Serena, o outro codiretor. O próprio Isis Hembe é também o ator principal do filme. Torna-se Man Ré, o único personagem com nome, um jovem angolano que sonha viajar pelo espaço sideral… até que isso acontece e se apercebe que está lá em cima sozinho. Hembe usa uma cadeira de rodas e a maior parte do elenco do filme é composto por pessoas com diferentes capacidades.

Uma das partes mais impressionantes do filme é a aparição do dançarino urbano Scott Suave, também do bairro de Cazenga. Apesar de ter apenas um braço e uma perna após o acidente, continua a dançar e a promover-se nas redes sociais. “Tenho forças para continuar”, diz. “Dançando, sei como quero ajudar a minha mulher e o meu filho!”. Hembe sempre usou cadeira de rodas depois de ter tido poliomielite em criança. Nessa altura, não pôde receber o tratamento adequado por causa da guerra civil de Angola (1975-2002), uma das mais brutais do século passado. “O filme menciona a guerra, mas não é o foco. Também não nos queremos focar nas coisas que não podemos fazer individualmente, mas nas coisas que podemos, como criar este musical com estas pessoas maravilhosas, todos artistas promissores em ascensão”, acrescenta Hembe.

O filme é falado em várias línguas, como acontece normalmente no quotidiano de Luanda. Contém diálogos em língua gestual angolana, sendo esta a língua habitual de comunicação de dois dos atores Celeste Wacalenda e Domingos Malebo. Por outro lado, uma das canções é a versão do popular Umbi-umbi, em Umbundu, a língua autóctone mais falada em Angola.

“As Aventuras do Angosat” terá estreia mundial no próximo dia 18 de maio (20h30) no mítico Maysles Cinema de Harlem, no Festival de Cinema Africano de Nova Iorque. A sessão incluirá uma sessão de perguntas e respostas com o próprio Isis Hembe, que apresentará pela primeira vez este projecto fora de Angola.

O filme estreará posteriormente em Portugal no próximo dia 7 de junho no FEStin Lisboa (19h, Liceu Camões), o festival itinerante de cinema em língua portuguesa que se realiza anualmente e exibe produções de nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Contará com a participação do co-realizador Resem Verkron.

A estreia angolana acontecerá no próximo dia 20 de junho numa sessão massiva e gratuita no Cine São Paulo, um dos maiores cinemas da cidade. Será no Festival Já Era, onde são esperadas cerca de 1000 pessoas. O cinema foi reaberto no ano passado graças ao Instituto Goethe de Angola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *