Imagem do filme "KORA" de Cláudia Varejão

Filme “KORA” de Cláudia Varejão na Selecção Oficial da secção Giornate degli Autori do Festival de Veneza

Cinema Português Notícias Veneza

KORA“, a mais recente curta-metragem da realizadora Cláudia Varejão terá a sua estreia mundial na Seleção Oficial do Giornate degli Autori, a secção paralela e independente do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Há dois anos, o seu último filme, “Lobo e Cão”, rodado com actores não profissionais em São Miguel, nos Açores, conquistou o prémio de melhor filme na mesma secção do festival.

“KORA” traça a silhueta de mulheres refugiadas a viver em Portugal. Em comum entre si, trazem o passado no corpo e nas palavras, bem como aqueles que amam impressos em retratos. A partir dessas memórias, acedemos ao olhar íntimo e político de quem reconstrói o (seu) presente. O filme vai-se desenrolando, narrativa e formalmente, através de um coro de vozes e gestos de mulheres refugiadas que vivem em Portugal: Inna da Ucrânia, Norina do Afeganistão, Zohra do Sudão, Margarita da Rússia e Lana da Síria. De formato curto, de bolso, a curta-metragem é como as próprias fotografias que as protagonistas trazem nas carteiras ou impressas numa caneca de chá. Em “KORA”, os retratos não têm tempo, nem nacionalidade. Não são retratos de morte, nem de vida. São presença e ausência. Olham-nos e são olhados. Pertencem a um lugar de encontro entre toda a humanidade.

“Vivemos uma tragédia humana sem precedentes. Falhámos enquanto espécie e sociedade. Sinto-me responsável como ser humano, cidadã e, até mesmo, como realizadora. “KORA” foi nascendo desse sentimento de pequenez e, simultaneamente, da frustração por fazer parte de algo que não fala por mim. Este filme é o meu olhar, político e afectivo, sobre o momento histórico que me cabe viver”, explica Cláudia Varejão. A realizadora acrescenta ainda: “Seja na urgência do documentário ou na expansão do tempo na ficção. As mulheres são a porta por onde acabo sempre por entrar para olhar para o mundo. Cada filme é um novo caminho e é, também, resultado de uma escrita encadeada. Ou, como uma das protagonistas do filme nos diz: para recomeçar é preciso continuar.”

“KORA” é uma produção da Terratreme.

Sobre a realizadora:

Cláudia Varejão nasceu no Porto e estudou realização no Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a German Film und Fernsehakademie Berlin e na Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Estudou ainda fotografia no AR.CO Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa. É autora da trilogia de curtas-metragens “Fim-de-semana”, “Um dia Frio” e “Luz da Manhã “. “Ama-San”, retrato de mergulhadoras japonesas, foi a sua estreia nas longas metragens, recebendo dezenas de prémios em todo o mundo, seguindo-se “No Escuro Do Cinema Descalço Os Sapatos” e “Amor Fati”. “Lobo e Cão”, o seu anterior filme, estreou no 79o Festival de Veneza e recebeu o prémio máximo da secção Giornate Degli Autori. “Kora”, uma curta-metragem documental, leva-a de novo a Veneza. Os seus filmes têm sido selecionados e premiados pelos mais prestigiados festivais de cinema, passando por Locarno, Roterdão, Visions du Reel, Cinema du Reel, Karlovy Vary, Art of the real – Lincoln Center, Bienal de Veneza, entre muitos outros. A par do seu trabalho como realizadora desenvolve um percurso como fotógrafa e tem sido convidada a dar aulas e workshops em diversas escolas de Cinema e Arte. O seu trabalho, tanto no cinema como na fotografia, documentário ou ficção, vive da estreita proximidade com as pessoas retratadas.

FILMOGRAFIA:

202_ ENTRE AS 9 E AS 6 (em desenvolvimento)
2024 KORA
2022 LOBO E CÃO / WOLF AND DOG
2020 Ø ILHA / Ø ISLAND
2020 O OFÍCIO DA ILUSÃO / THE ART OF ILUSION
2020 AMOR FATI
2016 AMA-SAN 海⼥さん
2016 NO ESCURO DO CINEMA DESCALÇO OS SAPATOS
2015 SEMEAR O TEMPO / SOWING TIME
2012 LUZ DA MANHÃ / MORNING LIGHT
2008 UM DIA FRIO / COLD DAY
2007 FIM-DE-SEMANA / WEEKEND
2005 FALTA-ME / WANTING

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *