O programa .doc, iniciativa do Doclisboa que leva às salas de cinema comerciais filmes da edição anterior do festival, regressa já em setembro com dois títulos: O dia que te conheci, de André Novais Oliveira, crónica espirituosa e transgressiva de um Brasil poucas vezes retratado; e Henry Fonda for President, de Alexander Horwath, um olhar estrangeiro e fascinante sobre a vida, a obra e o país de um dos maiores actores de Hollywood. Ambos os filmes serão mostrados em Lisboa, no Cinema Ideal; Porto, no Cinema Passos Manuel, e Coimbra, na Casa do Cinema.
Em Lisboa, as sessões do .doc arrancam a 11 de setembro com Henry Fonda for President e estendem-se durante toda a semana. quinta-feira (11), sáb
No Porto, estão agendadas duas sessões únicas: 12 de setembro com Henry Fonda for President às 21:30h e 13 de setembro com O dia que te conheci, às 21:30h. No Porto, vai ainda passar, no dia 25 de setembro às 21:30h, o filme Eileen Gray e a Casa junto ao Mar de Beatrice Minger e Christoph Schaub que estreou em 2024 no Porto/Post/Doc.
Por fim, em Coimbra, com O dia que te conheci passará às 18:15h de dia 8 de setembro e Henry Fonda for President às 18:15h de dia 15 de setembro.
Esta parceria com o Cinema Ideal em Lisboa; o Porto/Post/Doc e o Cinema Passos Manuel no Porto e a Casa do Cinema de Coimbra visa apoiar a estreia comercial de filmes programados no Doclisboa e permitir o seu encontro com o público de diferentes regiões do país.
A 23.ª edição do Doclisboa acontece de 16 a 26 de outubro, na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal, Casa do Comum e Teatro A Barraca. A programação integral será revelada em setembro.
