De 22 de setembro a 10 de novembro, a Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, através do Programa NOVA Cultura, em parceria com o Gabinete de Igualdade e Inclusão, apresenta o projeto “Uma Densa Nuvem de Amor / A Thick Cloud of Love. Algumas teses, antíteses e sínteses queer na Universidade NOVA de Lisboa”.
“Uma Densa Nuvem de Amor” – projeto curatorial de Pedro Faro – mostra uma apertada seleção de trabalhos de diferentes artistas em diferentes formatos – artes visuais, instalação, performance, filme –, além de palestras e conversas, procurando valorizar, ao longo de quase um mês e meio, todas semanas, a situação do encontro entre público, arte e academia. Estas várias obras/situações interpelam, relacionam, instigam a produção do saber (e seus habituais procedimentos).
Em cada semana – sempre à segunda-feira, às 18h00 ou às 19h00 – um filme, uma palestra, uma conversa e/ou uma performance mostram hipóteses de reflexão, criação, projeção e performatividade queer, no âmbito artístico/académico.
Nos Passos Perdidos, espaço que antecede o auditório da Reitoria, serão mostradas obras de Ana Pérez-Quiroga, Francisco Mallmann, Hilda de Paulo, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Luisa Cunha, Thomas Hirschornn, entre documentação variada em diferentes suportes, a partir da qual se estrutura a intervenção/instalação artística de Horácio Frutuoso (também autor da imagem gráfica deste projeto) procurando refletir a multiplicidade da produção académica no domínio dos tempos lgbtqia+, ressaltando algumas das suas realizações.
No auditório, todas as semanas, sequencialmente, serão apresentadas performances de André e. Teodósio (Teatro Praga), Jenny Larrue, Lou Vives, Paulo Pascoal, Rogério Nuno Costa, e filmes/vídeos de Carlos Motta, Cláudia Varejão, Lolo Arziki, Odete e Vasco Araújo.
Jesualdo Lopes fará uma apresentação/palestra sobre o projeto The Blacker The Berry Project.
António Fernando Cascais organizará/moderará uma conferência “Artivismo, pensamento queer e academia: interações”, com Ana Cristina Santos (CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e João Manuel de Oliveira (ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).
Francisco Mallmann vai realizar o workshop dirigido a estudantes, sonhar escrever hastear, com o apoio da NOVA FCSH, que resultará numa exposição dos trabalhos na faculdade.
“Uma Densa Nuvem de Amor” conta ainda com o contributo do festival de cinema Queer Lisboa que, num dos dias, apresentará uma seleção de filmes históricos que densificarão as várias propostas e questões enunciadas.
PROGRAMA:
22/09
18h00: Inauguração da exposição
19h00: Performance: André e. Teodósio (Teatro Praga): OO
Filme: Lolo Arziki, Relatos de uma Rapariga Nada Púdica, 2016
25/09
18h00: “Queer Post-Cinema” – Astrid Deuber-Mankowsky, Susana Viegas e Iracema Dulley (local: Av. Berna – FCSH)
29/09
19h00: Performance: Lou Vives: Drum Poems
Filme: Cláudia Varejão, Amor Fati, 2020
06/10
19h00: Sessão Queer Lisboa
Sinde Filipe, A Cama, 1975
João Paulo Ferreira, Os Demónios da Liberdade, 1976
João Paulo Ferreira, Fatucha Superstar – Ópera Rock… Bufa, 1976
13/10
19h00: Performance: Rogério Nuno Costa, “Multiversidade”: A defesa de uma tese para a especulação (futura) de uma universidade queer
Filme: Odete, Da Beleza, 2023
20/10
19h00: Performance/leitura: Paulo Pascoal, leitura para embalar menino grande inspirado no livro de Conceição Evaristo, Canção para ninar menino grande
Filme: Carlos Motta, Corpo Fechado, 2018
27/10
19h00: Performance: Jenny Larrue, Metamorfose
Filme: Vasco Araújo, About Being Different, 2007
03/11
18h00: Conversa com Jesualdo Lopes, The Blacker The Berry Project
10/11
18h00: Conferência: Artivismo, pensamento queer e academia: interações
Organização/Moderação: António Fernando Cascais
Com: Ana Cristina Santos e João Manuel de Oliveira
Duração estimada: 120 min
Encerramento
Mais informação: novacultura.unl.pt