Os Cinemas NOS Amoreiras inauguram, a 12 de fevereiro, uma sala dedicada ao cinema português — uma ambição antiga do setor que se concretiza agora, reforçando a aposta da NOS no audiovisual nacional e na valorização da produção cinematográfica local, ao afirmar este complexo como casa permanente de uma programação contínua focada no melhor cinema nacional.
A abertura da Sala de Cinema Português será assinalada com um ciclo especial, de 12 a 18 de fevereiro, que traz ao grande ecrã uma mostra exclusiva de alguns dos melhores filmes portugueses, que vão estrear nos cinemas ao longo de 2026: 7 dias, 7 filmes. Durante esta semana inaugural, os espectadores poderão assistir a sete obras portuguesas que evidenciam a qualidade e a diversidade da criação contemporânea nacional. Os bilhetes já estão disponíveis e podem ser adquiridos ao Balcão, na App ou Site dos Cinemas NOS.
Projecto Global, de Ivo M. Ferreira; O Barqueiro, de Simão Cayatte; O Entroncamento, de Pedro Cabeleira; Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar, de José Filipe Costa; Maria Vitória, de Mário Patrocínio; Match, de Duarte Neves; e Terra Vil, de Luís Campos são os títulos que integram a iniciativa, e representam diferentes abordagens, géneros e vozes do cinema português contemporâneo, reunindo alguns dos atores e realizadores mais relevantes da atualidade.
As sessões contarão com a presença de realizadores e do elenco principal, promovendo momentos de proximidade com o público e incentivando a conversa em torno dos filmes, dos seus processos criativos e da importância de existir uma sala exclusivamente dedicada ao cinema português.
Estes e outros filmes portugueses terão depois o seu percurso cinematográfico nas Amoreiras, que passam a contar com uma oferta regular inteiramente dedicada à produção nacional, afirmando-se como um espaço permanente de visibilidade para as obras, com o objetivo de promover uma ligação mais próxima entre os filmes, os seus criadores e o público.
Segundo o diretor da NOS Cinemas, Nuno Aguiar: “Os Cinemas NOS Amoreiras juntam-se assim aos Cinemas NOS Alameda Shopping (Porto), e Alma Shopping (Coimbra), integrando uma rede de salas com programação diária de cinema português. Uma iniciativa que sublinha o papel ativo da NOS no apoio à promoção do cinema nacional, bem como o seu contributo para um ecossistema cultural mais forte, diverso e sustentável.”

