Elvas volta a abrir as portas do Cine São Mateus, em março, para a III Edição da Mostra de Cinema de Elvas

Elvas volta a abrir as portas do Cine São Mateus

Cinema Português Notícias

De 05 a 29 de março de 2026, a cidade de Elvas recebe a III Edição da RONCA – Mostra de Cinema de Elvas. Ao longo de todos os fins-de-semana, de sexta-feira a domingo, o Cine São Mateus transforma-se num ponto de encontro cultural.

No foyer, como já é habitual, o público poderá visitar exposições dedicadas ao cinema alentejano e à obra do cineasta elvense Leonel Brito. A programação deste ano, que encerra um ciclo de três anos dedicado à música no cinema, apresenta momentos de rara importância cultural como a homenagem à geógrafa centenária elvense Raquel Soeiro de Brito. Esta sessão especial, que celebra o Dia Internacional da Mulher, teve apenas uma exibição anterior em Lisboa e chega agora à sua terra natal para um momento de reconhecimento histórico no dia 08 de março. Três mesas redondas sobre o panorama do cinema português, alentejano e da Península Ibérica abrem as portas do Centro Artístico Elvense. Estes debates contam com a curadoria do Elvas Film Office e envolvem parcerias com várias entidades institucionais do setor audiovisual.

A experiência da iniciativa expande-se pelo património com uma inesquecível viagem de comboio musicada, que percorrerá a história da música portuguesa a partir da Praça da República. A dinâmica do evento estende-se ainda ao Hotel São João de Deus e ao Bar Checkpoint, que mantêm os habituais serões musicais de sexta-feira. Um dos grandes destaques será a atuação imperdível do Coral Públia Hortênsia de Castro, que apresentará no dia 06 de março um repertório inédito, com arranjos nunca antes vistos de temas icónicos da música pop portuguesa.

O cartaz cinematográfico, na secção “Ronca Especial“, celebra grandes personalidades da música lusófona com obras sobre as Doce (Bem Bom), Tony Carreira (Tony), António Variações (Variações), Zé Pedro (Zé Pedro Rock ‘n’ Roll), Cesária Évora e José Mário Branco. Além disso, o festival inaugura uma nova secção de curtas-metragens espanholas, reforçando a identidade raiana ao abrir a programação ao público e realizadores do país vizinho.

Com o selo de interesse cultural, o projeto RONCA conta com o apoio institucional do Município de Elvas e o apoio estratégico da Alentejo e Ribatejo Film Commission. O evento conta ainda com a colaboração da Cinemateca Portuguesa e o patrocínio local da Delta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *