MyFrenchFilmFestival Logo

13ª edição do MyFrenchFilmFestival na Filmin

Notícias

MyFrenchFilmFestival, o primeiro festival de cinema online de língua francesa, regressa à Filmin para oferecer aos amantes do cinema francês e de língua francesa de todo o mundo uma selecção de 22 longas e curtas-metragens de 13 de Janeiro a 13 de Fevereiro.

Com um cinema maioritariamente realizado por mulheres nas suas primeiras longas-metragens, destacamos o documentário Nós de Alice Diop, que por meio de um dispositivo único, lança um olhar justo sobre personagens que as nossas representações às vezes esquecem de qualificar, utilizando o aparato cinematográfico como meio de alcançar um colectivo para valorizar os conflitos e os desejos de cada um. Um documentário sensível e necessário sobre a convivência, um gesto de cinema, da realizadora de “Saint Omer” (que representará a França nos Óscares em 2023).

Destaque também para Aos Nossos Amores, de Maurice Pialat, uma celebração do cinema por ocasião do 40º aniversário da estreia do filme. Convidamos os espectadores a redescobrir esta obra-prima do cinema onde, entre a escrita e a improvisação, reina a actriz e desponta a verdade.

Uma homenagem também a Olivier Assayas, através da disponibilização do primeiro filme como produtor, a curta-metragem Deixado Inacabado em Tóquio, um filme que defende a ideia de um cinema híbrido e diferente. A realização radical e a estrutura experimental fazem-nos pensar tanto no filme noir como na série B. É surpreendente passear em preto e branco numa Tóquio inteiramente reconstituída em estúdio, graças a uma magnífica cópia restaurada. Por ocasião do 40º aniversário do filme, é um convite a mergulhar novamente neste jogo de espionagem que anuncia a cinematografia singular e abundante do realizador Olivier Assayas.

Esta selecção foi apresentada nos mais importantes festivais internacionais de cinema e são inéditos em Portugal. Uma seleção emblemática da pluralidade e da criatividade do cinema francês e francófono.

A programação completa:

LONGAS:

Nós, Alice Diop
Aos Nossos Amores, Maurice Pialat
O Mundo Atrás de Nós, Louda Ben-Salah-Cazanas
A Contrabandista, Caroline Monnet
Os Magnéticos, Vincent Maël Cardona

CURTAS:

Deixado Inacabado em Tóquio, Olivier Assayas
Catarata, Faustine Crespy, Laetita de Montalembert
O Rei David, Lila Pinell
Belle River, vv.aa
Malmousque, Dorothée Sebbagh
Paloma, Hugo Bardim
Partir um Dia, Amélie Bonnin
Marianne, Julien Gaspar-Oliveri
Não Iremos lá em Cima, Simon Helloco
Titã, Valéry Carnoy
Deixe a Fera Sair, Marthe Sébille
Anxious Body, Yoriko Mizushiri
História para 2 Trompetes, Amandine Meyer
Pragas, Juliette Laboria
Por Favor, Não Toque!, Capucine Gougelet
Ronda Noturna, Julien Regnard
Uma Mulher no Mar, Céline Baril

A partir do dia 13 de Janeiro os filmes vão estar disponíveis na Filmin para todos os subscritores. O MyFrenchFilmFestival é organizado pela UniFrance, a organização responsável pela promoção do cinema francês e das artes audiovisuais no estrangeiro, e conta com o inestimável apoio de: Governo Francês, CNC, Instituto Francês, Téléfilm Canada, Wallonie Bruxelles Images.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *