Realizada a partir da adaptação do livro ‘O Ano Sabático’ de João Tordo, ‘Dulcineia’ é a terceira longa-metragem do realizador Artur Serra Araújo e estreia a 5 de Setembro nos cinemas portugueses. Com Alba Baptista no elenco principal, o filme teve a sua estreia na última edição do LEFFEST e integrou a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O enredo de ‘Dulcineia’ segue a história de Hugo – um contrabaixista de jazz que, depois de treze anos de vida desregrada em Lisboa, decide tirar um ‘ano sabático’ e regressar ao Porto, onde espera reencontrar o equilíbrio junto da família. Porém, logo numa das primeiras noites, assiste ao concerto de Luís Stockman – um pianista que se tornou recentemente famoso – e a almejada paz transforma-se no pior dos pesadelos: Stockman toca um tema inédito que Hugo conhece bem demais, já que é o mesmo que vem escrevendo há anos na sua cabeça. Fisicamente parecidos, mas muito distantes, os dois enfrentam o enigma de terem composto acidentalmente uma obra musical idêntica.
Dois homens alinhados no tempo e no espaço, questionam a própria individualidade pois não conseguem entender porque são iguais física e criativamente. Na génese do conflito está o tema ‘Dulcineia’. Produzido pela Bando À Parte, o filme de Artur Serra Araújo, traz para o grande ecrã a obra literária do premiado escritor português João Tordo. O romance tem como ponto de partida a sua própria história de vida. O ator António Parra ( ‘Glória’ – série Netflix) é o protagonista e assume o duplo papel de Hugo e de Stockman – a sua alma gémea, ao lado de Alba Baptista como Dulcineia, neste drama que explora a questão da identidade e dos duplos. ‘Dulcineia’ chega a 5 de Setembro aos cinemas portugueses, com distribuição pela NOS Audiovisuais.