Quando neva na Anatólia: um drama moral intenso

5 estrelas Críticas

Algumas das escolhas que fazemos ao longo das nossas vidas têm um impacto diferente no rumo que a vida de cada um tem, e há certas situações que nos marcam para sempre, principalmente quando escolhas difíceis ou inquietantes são tomadas enquanto somos crianças ou adolescentes. Estamos numa fase da vida em que tudo pode ser moldado, em que as nossas crenças e valores estão a ser desenvolvidos e construídos, e onde a aprendizagem no dia-a-dia é muito mais marcante e intemporal.

Este aspecto muito importante na vida de qualquer pessoa é explorado com mestria na obra “Quando neva na Anatólia“, onde num internato os professores ensinam jovens de acordo com regras muito restritas e uma rigorosa monitorização. Certo dia um dos rapazes encontra-se bastante doente, e a ineficácia conjunta de todos os adultos que gerem aquele local vai sendo gradualmente revelada, de uma forma tão irritante e enervante, que é exactamente aí onde reside a beleza deste filme e a forma única como consegue abordar uma questão moral de forma tão intensa e surpreendente. É daqueles filmes que consegue-nos dar um murro no estômago, sem que aparentemente o queira fazer sequer. E conseguir transmitir isto ao público é algo que me recordo poucas vezes de ter acontecido comigo ao ir ver um filme. Principalmente por esta razão, e pela força desta história em si, aconselho vivamente este filme, e acho que quem não o conheça irá encontrar aqui uma obra que vai marcar e surpreender, porque tenho a sensação que possa ser daqueles filmes que passou um pouco despercebido, para o público em geral, mas que daqui a uns anos, e com o poder do streaming actualmente, vai conseguir encontrar o seu público e tornar-se uma referência.

O filme encontra-se actualmente disponível na plataforma Filmin Portugal, sendo um filme muito recente, de 2021, e que merece ser conhecida por um público mais vasto. Outro dos pontos fortes passa pelas interpretações de todo o elenco, com um destaque claro para o jovem actor Samet Yildiz que tem uma prestação absolutamente fenomenal para alguém tão jovem.

Classificação: 5 em 5 estrelas. Texto escrito por André Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *