A 2.ª edição do Tribeca Festival Lisboa regressa à Unicorn Factory Lisboa entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro, co-produzido pela SIC, OPTO e Câmara Municipal de Lisboa. Entre filmes, séries, podcasts e palestras, o festival conta com a presença de nomes como Giancarlo Esposito, Kim Cattrall e Meg Ryan. Distribuídos por diversos palcos, segue uma seleção de cinco filmes para marcar na agenda:
1. Bugonia, de Yorgos Lanthimos / EUA, 2025, 120′
As expectativas estão altas para o mais recente filme a unir o realizador Yorgos Lanthimos e a atriz Emma Stone, depois dos sucessos de Pobres Criaturas (2023) e Histórias de Bondade (2024), produções que mostraram a sinergia única entre estes dois talentos do cinema. Bugonia segue dois jovens com uma obsessão por conspirações, que raptam a poderosa diretora-geral de uma grande empresa, convencidos de que ela é um extraterrestre que pretende destruir o planeta Terra.
Sessão: Quinta-feira, 30 Outubro 2025 (18h30) – The Chapel
2. Dreams, de Michel Franco / México, EUA, 2025, 95′
O mais recente filme de Michel Franco, promete mergulhar o público num mundo de paixão e ambição, continuando a abordar temas complexos e emocionalmente ressonantes, como nos tem vindo a habituar. Dreams segue a história de Fernando, um jovem bailarino mexicano que sonha ter sucesso nos Estados Unidos. Convencido de que a sua amante, uma socialite e filantropa, o irá amparar, abandona tudo e foge à morte por um triz. A sua chegada abala o universo meticulosamente controlado de Jennifer. Para salvaguardar os seus planos de ambos e a vida que ergueu, ela está disposta a tudo. Após a exibição, decorrerá uma sessão de perguntas e respostas, moderada por Jason Gutierrez.
Sessão: Sexta-feira, 31 Outubro 2025 (18h30) – The Chapel
3. Honeyjoon, de Lilian T. Mehrel / EUA, Portugal, 2025, 80′
Protagonizado por Ayden Mayeri, Amira Casar e José Condessa, e gravado na Ilha de São Miguel, o filme é inspirado na vida da cineasta Lilian T. Mehrel. Lela, uma mãe curda-persa, e sua filha June, afetada por uma perda recente, fogem para os Açores. Cercados por recém-casados, os dois tentam recuperar o entusiasmo pela vida, mas estão a enfrentar a ruptura do seu relacionamento. O filme, vencedor do prémio AT&T Untold Stories do Tribeca Festival 2024, estreia no último dia do festival, seguido de uma sessão de perguntas e respostas moderada por Rodrigo Gomes.
Sessão: Sábado, 1 Novembro 2025 (17h30) – The Theater
4. If I Had Legs I’d Kick You, de Mary Bronstein / EUA, 2025, 113′
Escrito e realizado por Mary Bronstein, e inspirado na sua própria experiência, If I Had Legs I’d Kick You acompanha a história de Linda (Rose Byrne), uma mulher que procura lidar com a misteriosa doença do seu filho, o marido ausente, uma pessoa desaparecida e uma
relação cada vez mais hostil com o seu terapeuta. Um retrato psicológico incisivo sobre maternidade, culpa e resiliência, que não teme questões incómodas e desafia o público a refletir.
Sessão: Sexta-feira, 31 Outubro 2025 (14h30) – The Chapel
5. A Memória do Cheiro das Coisas, de António Ferreira / Portugal, Brasil, 2025, 96′
O mais recente filme do realizador português António Ferreira apresenta Arménio, um octogenário ex-combatente da guerra colonial portuguesa, vê-se obrigado a ser internado num lar de terceira idade, onde conhece Hermínia, uma auxiliar negra que cuidará dele. Confrontado com a vulnerabilidade da velhice, Arménio é forçado a enfrentar os fantasmas do seu passado, enquanto uma inesperada amizade floresce entre ele e Hermínia. Este filme é um retrato intimista de um idoso numa instituição, explorando a fragilidade da condição humana, a inevitabilidade da morte e a busca de redenção. Aborda questões prementes da nossa sociedade, como o envelhecimento populacional e o racismo estrutural. A exibição acompanha uma sessão de perguntas e respostas com a equipa.
Sessões: Quinta-feira, 30 Novembro 2025 (21h30) – The Theater
Programação completa aqui.

 
	 
						 
						